terça-feira, 5 de julho de 2011

A TV como esteticista da família brasileira

A estruturação da família brasileira, antes da inserção dos meios de comunicação de massa, apresentava determinada estétic, mas após a chegada destes veículos, principalmente da TV no Brasil, essa realidade foi totalmente transformada, através de uma verdadeira “cirurgia plástica”, que não só alterou o exterior social da família brasileira, mas a sua essência comportamental, dando a ela uma nova ideia, um novo corpo, uma nova face.
No inicio do século XX, antes da popularização os veículos de comunicação, a família brasileira se organizava dentro de um modelo. Embora sempre tenham existido as exceções, a maioria das famílias se organizava tradicionalmente. O pai era o chefe provedor e protetor, a mãe a administradora do lar que cuidava da educação dos filhos e do bem estar da família. O filho deveria ser submisso, dependente dos pais até o casamento, na maioria dos casos, ou até atingir sua independência, concluindo os estudos, sendo esta segunda característica mais frequentemente observada nas famílias aristocráticas.
Sem ser radical a ponto de dizer que “apenas a TV é a culpada de tamanha modificação na estrutura familiar”, é reconhecível que diversos fatores também influenciaram; no entanto, é fácil notar o quão influente ela foi neste processo, de forma tal que até poderia ser chamada de propulsora e manipuladora da questão.

Nota: Para assistir um vídeo sobre a mudança da família brasileira nos utimos 40 anos, clique aqui. É uma reportagem que comemora o aniversário de 40 de existência da TV globo. Coincidência não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está afim de comentar?