terça-feira, 5 de julho de 2011

1° beijo na TV brasileira

Os tempos são outros não é mesmo?
A primeira novela a ser transmitida pela televisão foi "Sua Vida Me Pertence", da PRF-3 TV Tupy-Difusora, canal 3 de São Paulo, em 1951. A emissora Tupy foi muito criticada por transmitir nesta novela uma cena de beijo entre os protagonistas Vida Alves e Walter Foster. 
 Veja um comentário sobre a 1ª cena de beijo da TV brasileira.


A sociedade brasileira dos anos 1950 via a transmissão de cenas como, o que hoje chamamos de “simples beijos”, como um escândalo, um atentado à moral social. Isso nos leva a pensar em como reagiria um conservador daquela época, caso estivesse ainda vivo, diante das cenas mais “leves” das novelas transmitidas pela rede globo?
O que a telenovela inseriu no padrão de vida do brasileiro a ponto de uma cena de beijo na boca, entre heterossexuais, ter perdido o seu valor escandaloso? Qual foi o processo para que não somente o beijo, mas a moldura na qual a família estava inserida também fosse se quebrando até chegarmos à nova estética familiar brasileira? Será que os profissionais deste meio de divulgação poderiam imaginar as proporções dos problemas que viriam com a desestruturação da família?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está afim de comentar?