terça-feira, 5 de julho de 2011

As novelas realmente manipulam?

A televisão é por si só manipuladora. Jogando informações fictícias com características da realidade em sua programação como, por exemplo, novelas, filmes, seriados ela consegue maquiar a fantasia, transformá-la em uma possível realidade e vender este produto falso, com cara de verdadeiro para a sociedade que se projetará, ainda que inconscientemente no que ela está vendo.
Esta aproximação dos programas com a realidade do público tem como intuito atingi-lo com maior eficiência, uma vez que os indivíduos procuram assistir a sua própria realidade na vida do outro.  Aristóteles chamou essa aproximação do discurso com o meio e, do meio com o público de campo de experiência comum. Desta forma, o individuo se projeta no que está passando na tela transmissora de imagens que está em sua sala.
Hoje, cada vez mais é possível perceber o quanto as programações têm capturado fatos da realidade e colocado nos seus programas ficcionais, justamente por causa deste campo de experiência comum que ela precisa criar para dialogar com o público. Assim como nos escreveu Morin  “(...)acentuam-se  traços simpáticos e traços antipáticos, a fim de aumentar a participação afetiva do espectador, tanto no seu apego pelos heróis, como na sua repulsa pelos maus.” Fazendo o espectador ficar completamente vidrado na programação a ponto de debater com o personagem, sem se lembrar, ou mesmo perceber, que a relação dele com o aparelho de TV é basicamente unilateral.
Este público passa então a se projetar no que vê e começa a almejar a “realidade” apresentada pela TV, afinal, ele está em condições semelhantes ao determinado personagem, que conseguiu ser bem sucedido na situação em que se encontrava, então, este indivíduo poderá acreditar que ele está susceptível aos acontecimentos serem semelhantes para ele, ou pelo menos é assim que ele deseja assimilar.

Nota: Estudos científicos na área da psicologia já vem estudando as formas que o ser humano utliza para aprender a se comportar e uma destar formas é imitando o que ele vê. Clicando aqui você terá maior acesso à essas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está afim de comentar?