quarta-feira, 6 de julho de 2011

Essa projeção realmente acontece?


O novo padrão para a família brasileira se tornaria a organização que recebíamos dos estadosunidenses. Mas, em solos latinos, esta transformação teria uma consequência social muito grande, principalmente para os jovens das próximas gerações.

Levando-se em conta que o ser humano aprende imitando o que ele vê, ele se torna, em grande parte, a projeção daquilo que percebe do meio que lhe transmite informação. Os neurônios espelhos também “permitem não apenas a compreensão direta das ações dos outros, mas também das suas intenções, o significado social de seu comportamento e das suas emoções.” Allan Lameira, Luiz Gawryszewski e Antônio Pereira (Neurônios do Espelho,2006),  Facilitando assim, o convívio e a adaptação no meio social. Afinal, como consta na obra de Marshal Mcluhan sobre o episódio bíblico do antigo testamento, no qual o salmista deseja que o homem se torna aquilo que ele estava contemplando (para ler este trecho citado, clique aqui). Ambos apresentam a comprovação de que os indivíduos começam a tomar características daquilo que está observando, ainda que seja sem sua escolha consciente.
Levando-se em conta que a maioria da população brasileira é audiência fiel das telenovelas (vide o valor dos comerciais entre as novelas do horário nobre em canais abertos como Globo, SBT e Record), podemos supor, de certa forma já concluindo, que grande parte do comportamento social, individual e familiar da população é mera projeção das imagens oferecidas pela mídia. O ser humano poderia ser considerado então, em muitos dos seus aspectos, como projeção dos seus heróis apresentados pelos veículos de comunicação.
Um exemplo disso é quando vemos adolescentes nas escolas reproduzindo cenas de novela. Jornaizinhos difamatórios, brigas no meio dos pátios, divisão de grupos “populares” e dos “subjulgados”, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está afim de comentar?