quarta-feira, 6 de julho de 2011

E o que aconteceu depois da chegada da TV?

Anterior a intromissão da programação televisiva no cotidiano da sociedade, as famílias tinham uma configuração bem estabelecida, que em qualquer fotografia familiar antes dos anos 1950 pode nos mostrar: Os pais, os filhos e porque não dizer um cachorro, um gato e um rato? Basta olhar o plano de fundo desta página, ou para esta primeira foto do post, para entender do que estamos tratando, ou se recordar do que é conhecido por "novelas de época", que mostram, ou pelo menos deveriam mostrar, um padrão de família bem diferente do que temos na atualidade.
A televisão a princípio era um elemento de união da família, na hora da novela, jogos e programas, filhos, pais e até mesmo vizinhos (em famílias menos providas financeiramente) se reuniam para assistir. Hoje, cada um tem sua TV em seu cômodo da casa. Os filhos fazem as refeições na sala assistindo TV, os pais em horários trocados por conta da rotina do serviço e isso não é nem metade da transformação que a “caixa falante” começou a trazer.
Um grande instrumento nas mãos dos produtores de conteúdo das emissoras de televisão foram as telenovelas. Estas passavam, e ainda passam, um novo padrão, ou padronizando uma nova face para a família, e a projeção sendo efetivada no mundo real pelos espectadores, o modelo que a TV mostrava, passou a ser inserido na sociedade.
Geralmente, as novelas mostravam os conflitos que realmente aconteciam nas famílias, no entanto, estes conflitos eram atenuados, ou acrescidos de acordo com o interesse dos produtores para atrair a atenção dos espectadores da programação.
Com o intuito de expandir o tempo de imagem, os conflitos iam e voltavam; geralmente, a maioria tendo desfechos positivos, como por exemplo, quando do filho resolve sair de casa, a mulher insatisfeita com o esposo se separa e consegue prosperar em uma sociedade preconceituosa, o marido que trai a esposa e nunca é descoberto, dentre outros temas.
A projeção das pessoas, ao verem que o cidadão apresentado pela TV sempre conseguia alcançar o seu happy end, fez com que muitas pessoas se projetassem nos acontecimentos. Desta forma, a família do mundo real muitas vezes não encontrava as saídas mirabolantes que aconteciam nas novelas, a traição era descoberta, o filho não era sustentado pelos pais quando saía de casa, a mãe não conseguia se manter e pronto, o caos estava instaurado. Mas não vamos tocar neste tema dramático.
A família brasileira realmente se remodelou com a chegada da televisão e, principalmente quando esta inseriu em sua programação as telenovelas. Assim, a projeção que os indivíduos possivelmente exerceram em suas vidas, baseando-se nos seus “auteregos”, ou olimpianos, ou se quiser ser mais íntimo, os personagens é feita e cima destes indivíduos apresentados pelas TV em sua programação.

Nota: Para sabre como era o padrão da família brasileira antes da chegada da TV é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está afim de comentar?