quarta-feira, 6 de julho de 2011

Da onde veio o novo padrão familiar?


De qual cultura veio a nova cultura brasileira?
Para Morin “(...) uma cultura constitui um corpo complexo de normas, símbolos, mitos e imagens que penetram o indivíduo em sua intimidade, estruturam os instintos, orientam as emoções.” (1969, página17) e nos aproveitando do estudo de Mcluhan (1964 )sobre as extensões do homem, considerando a televisão como uma extensão ela também irá provocar “consequências psíquicas e sociais que logo alteraram os limites e padrões de cultura.” Assim, a transculturalização entre os aspectos da família brasileira, com os novos padrões da família norte-americana, esta se alterou de forma que trouxe consequências para a sociedade brasileira, muito além de demandas adolescentes nos pátios das escolas.
Os indivíduos começaram a se projetar no produto que começou a ser reproduzido pelas mídias, influenciando a um novo comportamento por parte dos cidadãos brasileiros. Uma percepção melhor deste fato temos quando visualizamos a organização da família aristocrática dos anos entre 1960, 1980 que foi totalmente reformulada, pois, o aparelho de TV era de alto custo e somente pessoas financeiramente bem colocadas que conseguiam possuí-lo. Isto pode ser observado facilmente no seriado “Anos Rebeldes” de Gilberto Braga, dirigida por Dennis Carvalho e produzida pela Globo produções, no qual as famílias melhores colocadas socialmente é que já estavam rompendo com o padrão conservador, afinal, elas estavam mais susceptível a aderir aos novos padrões advindos do estrangeiro.
Nesta época, fazia parte do glamour social exaltar os produtos que não fossem de origem brasileira, era o status social da hig class. A mídia reproduzia a mudança do comportamento do norteamericano e o brasileiro em geral imitava.

Nota: Para saber mais sobre como o brasileiro se projetou nos padrões norte-ameicanos clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está afim de comentar?