terça-feira, 5 de julho de 2011

O que são Neurônios Espelho?

A ciência já vem estudando o comportamento do ser humano a muito tempo, principalmente a forma com que ele efetua a sua aprendizagem através da imitação do que ele vê. Assim como o neném aprende a falar, andar e o significado dos gestos ao ver os adultos fazerem e ir assimilando, mesmo depois de crescidos, nós seres humanos ainda fazemos isso.
Segundo afirma Rizzolatti e Craighero (2004), citados no artigo Neurônios do Espelho da revista virtual da Universidade de São Paulo (USP), pelos alunos Allan Lameira, Luiz Gawryszewski e Antônio Pereira, a caracterização e garantia da sobrevivência humana no planeta é a capacidade de nos organizarmos socialmente. Eles ainda afirmam que isso só é possível porque somos seres capazes de entender a ação de outras pessoas. Também somos capazes de aprender através da imitação e essa faculdade é a base da cultura humana, que Ramachandran & Oberman (2006) e  Rizzolatti (2006) também dissertam em seus trabalhos.
Levando-se em conta que nós, seres humanos, aprendemos por imitação, ou seja, somos reflexos do que vemos, ouvimos e vemos, podemos considerar o fato de que consumir os produtos televisivos faz com que venhamos nos projetar (assim como fazemos com a fala, audição e contemplação) no que nos é apresentado, em miúdos, imitamos o que estamos assistindo.
Estudos voltados para a capacidade do ser humano obter conhecimento têm avançado a ponto de descobrir um novo neurônio, que permite o ser humano guardar determinada informação que capturou do meio e utilizá-la até mesmo sem que se possa perceber. Ainda nos utilizando do artigo “Neurônios do Espelho”
“Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa. O mais impressionante é o fato desse espelhamento não depender obrigatoriamente da nossa memória. Se alguém faz um movimento corporal complexo que nunca realizamos antes, os nossos neurônios-espelho identificam no nosso sistema corporal os mecanismos proprioceptivos e musculares correspondentes e tendemos a imitar, inconscientemente, aquilo que observamos, ouvimos ou percebemos de alguma forma.”
Existem comportamentos que são imitados do qual o individuo não consegue ter noção de que o que está a fazer é uma mera reprodução, e não algo que é parte do caráter dele, como muitos insistem em afirmar. A maioria das pessoas se recusam a acreditar que estão fazendo algo porque está saindo na mídia, mas como pudemos perceber, esta reprodução se efetua de forma inconsciente.
Cada vez mais vemos o imaginário, o fantasioso se perdendo nas programações, para colocar aspectos da realidade na TV, a fim de facilitar a identificação para o público. Mas, essa realidade televisiva sempre mostra um final feliz, uma solução; uma vez que o roteirista está por trás das câmeras contribuindo para assim o ser.
Mas, e quanto às possibilidades de quem vê e acaba se projetando? Muitas vezes não é semelhante, ou pior ainda, a realidade desta pessoa não é nada parecida, mas ela precisa enxergar algo que se pareça com ela e começa a aplicar estas coisas e sua vida até mesmo sem perceber. Com isso, na maioria dos casos as pessoas se tornarão frustradas por seus objetivos não terem sido alcançados, daí ouvimos pela rua “isso é coisa de novela”.
Porque então não dizer que o mesmo se dá com as telenovelas? As pessoas veem, se projetam e imitam aquilo que está contemplando.


Nota: Para saber mais sobre os Neurônios Espelho clique aqui, e para saber como eles atuam nos telenoveleiros e as consequências disto para a sociedade veja os post's relacionados a  Teletranformação e fique por dentro do que ocontece com quem assiste telenovelas e se projeta nos seus conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está afim de comentar?